top of page

Reparação e Tratamento de Feridas

Ferida é a perda da cobertura cutânea, não apenas da pele, mas também dos tecidos subcutâneos, músculos e ossos, com ruptura das estruturas e funções normais dos tecidos.

 

As feridas podem ser causadas por traumas, infecção, diabetes e vasculites  e variam desde uma lesão aguda e controlada até uma agressão generalizada.

A maioria das feridas complexas é tratada com procedimentos cirúrgicos, com desbridamentos cirúrgicos, enxertos de pele e retalhos. Se a cirurgia é realizada precocemente, aumenta e acelera a resolutividade dos casos.

 

O tratamento de feridas complexas ("feridas que não cicatrizam") também  pode ser feito por oxigenioterapia hiperbárica, terapia na qual o paciente respira oxigênio puro no interior de uma câmara hiperbárica, com pressão 2 a 3 vezes maior que a pressão atmosférica ao nível do mar. O oxigênio na quantidade adequada favorece a cicatrização.


O curativo à vácuo é outra técnica inovadora que consiste na aplicação de uma pressão negativa (vácuo) através de uma espuma de poliuretano, ajustada ao tamanho e à profundidade da ferida no paciente. A ferida é então coberta por um filme ligado a um aparelho que controla a graduação e também a frequência do vácuo. Dessa forma, o processo de cicatrização é acelerado e a lesão é curada em um menor espaço de tempo.

curativo-a-vacuo.jpg
bottom of page